Tecnologia na construção civil

A construção é uma das maiores indústrias do planeta, e como tal é responsável pela geração de milhões de empregos, contribuindo decisivamente para os avanços da sociedade. A tecnologia na construção civil vem evoluindo a cada dia e é o diferencial na busca da eficiência e produtividade do setor.

A tecnologia permite uso mais racional de tempo, material e mão de obra, pois agiliza e auxilia na gestão das várias frentes de uma obra, tanto nas fases de projeto e orçamento quanto na execução.

A tecnologia na fase de projeto
Na fase de projeto, os modernos softwares não mais permitem apenas que se faça o desenho, mas permite visualizações em três dimensões, com detalhes construtivos mínimos, evitando imprevistos durante a execução.

Além disso, os softwares modernos de CAD/CAM (Computer Aided Design/Computer Aided Manufacturing) possibilitam cálculos estruturais, simulações de carregamentos e deformações, vibrações, efeitos do calor e vários outros módulos auxiliares.

Modernas aplicações de renderização permitem visualizações simuladas tanto externas quanto internas das construções, fluxo de pessoas, objetos e materiais, além de decoração e acabamento virtualizados, para que o cliente possa escolher com detalhes como ficará a obra acabada.

A tecnologia na gestão da obra e do cronograma
Na gestão do tempo há uma verdadeira revolução do uso da tecnologia na construção civil. As aplicações de gestão de obras permitem ao administrador da obra, engenheiro ou encarregado um controle minucioso das etapas construtivas.

A gestão da obra usando as tecnologias modernas disponíveis, favorece a ordenação no fluxo de fornecimento de material e insumos, além de permitir alocar o tipo e quantidade adequada de mão de obra para cada etapa. Assim, tem a condição de fazer uso mais efetivo da força de trabalho, do espaço do canteiro e dos materiais, evitando desperdícios e perda.

A tecnologia presente na execução da obra
Na execução, as modernas ferramentas trazem benefícios sem precedentes, pois ajudam a evitar erros na execução que na maioria das vezes acaba resultando em retrabalho.

Nivelador a laser, vibrador de concreto microprocessado, guincho computadorizado e com sensores para evitar acidentes, modernos equipamentos de segurança, que são mais confortáveis e seguros, tudo é tecnologia na construção civil.

A tecnologia na construção civil faz parte de uma mudança de cultura, em que buscar o que há de mais moderno não implica somente em custos, mas é também investimento, com excelentes oportunidades de melhorar a produtividade, fazendo o tempo, a inteligência e a eficiência trabalharem a seu favor. Permite evitar falhas e erros na obra, desde a concepção da arquitetura até a aquisição e aplicação do material.

Uma nova cultura na construção civil
A tecnologia possibilita uma mudança de perspectiva de todo o setor produtivo. Estar atualizado quanto às modernas práticas e ferramentas já não é uma opção, é uma exigência. A modernidade é agora, e não dá para ver a evolução como algo que vai ocorrer amanhã, pois ela já bateu à porta faz tempo.
Os benefícios da tecnologia na construção civil

A tecnologia na construção civil é uma aliada para ter mais precisão em todas as etapas de uma obra, desde a fase de projeto até a execução. Além disso, adotar inovações e sistemas nos processos pode trazer benefícios em diferentes aspectos. Confira quais são:

Redução de custos
O uso de tecnologias é capaz de prever e prevenir riscos, erros e até mesmo acidentes no andamento de uma obra. Sistemas que visam controlar as etapas e obter os resultados esperados medem o desempenho da equipe durante a execução da obra e acompanham os custos.

Dessa forma, é possível controlar os custos de materiais, mão de obra, equipamentos e despesas para que não ocorram surpresas indesejadas ao final do projeto.

Aumento da produtividade
Existem etapas e processos em uma obra que demandam muito tempo se forem feitos de forma manual. No entanto, com o uso de ferramentas e equipamentos adequados e inovadores, é possível reduzir o tempo de certas atividades e aumentar a produtividade dos seus funcionários.

Imagine reduzir um processo de 2 horas para 1h30, por exemplo. Podem parecer poucos minutos, mas, no andamento do projeto, fazem toda a diferença e garantem o cumprimento de prazos, aumento da eficiência e mais tempo para resolver problemas em casos de imprevistos.

Aumento da segurança
A tecnologia na construção civil também é uma aliada em um dos temas mais importantes nesse setor: a segurança no canteiro de obras. Isso se dá por meio do uso de equipamentos adequados e com inovações, como os EPIs e EPCs.

Além de serem obrigatórios, permitem o monitoramento de algumas atividades e diminuem o número de acidentes, evitando perdas, processos contra a sua empresa e falta de produtividade por profissionais parados, além de ajudar no mais importante: proteção à vida.

Inovações presentes na construção civil
Para ter os benefícios da tecnologia na construção civil, há diferentes equipamentos e funcionalidades que você pode adaptar para a sua empresa. Veja, a seguir, quais são as inovações mais presentes nas obras e como usá-las.

Drones
O uso de drones pode proporcionar diferentes utilidades em um canteiro de obras. A mais importante é a facilidade e eficiência nas inspeções e na verificação do andamento do projeto e de todos os processos.

Essas inspeções podem ser mais frequentes com o uso desse equipamento e se tornam mais rápidas e completas, já que, em pouco tempo, é possível percorrer todo o perímetro da obra. Essa prática auxilia nas correções de erros a tempo, evitando prejuízos maiores.

Sensores
No quesito segurança, sensores vestíveis já são usados como componentes dos uniformes dos trabalhadores. Por exemplo, já existem capacetes com sensores que avisam qualquer tipo de possível impacto.

Há também equipamentos sensoriais que visam a saúde do seu funcionário — por meio de relógios com controle de temperatura, é possível evitar a exaustão e o cansaço térmico.

O QUE PENSAM NOSSOS CLIENTES?

Há vários anos administro condomínios, devido a segurança proporcionada por este investimento e a 3 anos encontrei a Simpson Engenharia uma parceira que me trouxe tranquilidade como uma boa e segura alternativa, com excelente retorno.
Marcia Mendes
Marcia Mendes
Sindico
Quando se investe a preocupação com a rentabilidade, a segurança e os prazos são prioridades. Na Simpson Engenharia tenho esta tranquilidade. Já indiquei a Simpson para parentes e amigos que estão trabalhando e satisfeitos com os resultados.
Carol Xavier
Carol Xavier
Gerente Comercial
Sou cliente da Simpson Engenharia desde 2015 e já tendo participado de 26 empreendimentos. Só tenho que agradecer a diretoria da Simpson. Todos foram
Alessandro Ramos
Alessandro Ramos
CEO, Ramosdesign